transplante capilar FUE (“Follicular Unit Extraction”) é uma técnica que se baseia na extração de unidade folicular, ou seja, no transplante fio a fio. Trata-se de um procedimento cirúrgico minimamente invasivo — pois não requer a retirada de faixas de couro cabeludo da nuca — sendo indicado para o espessamento capilar.

Neste artigo, explicamos todos os detalhes sobre esse tipo de tratamento e indicamos onde realizar o FUE em São Paulo (SP). Confira!

O que é o transplante capilar FUE?

O transplante capilar FUE é um tratamento cirúrgico para alguns tipos de queda de cabelo, bem como pelos. É o caso de quem tem áreas falhas ou calvas, mas também áreas normais (com fios saudáveis), as quais atuam como zonas de doação.

Antes de realizá-lo, é preciso raspar a cabeça até a raiz — o que vem sendo cada vez mais bem aceito, inclusive pelas mulheres. O procedimento é feito em centro cirúrgico, sob anestesia local e sedação leve.

Os folículos pilosos (estruturas onde ocorre a formação dos fios) são removidos individualmente, com o uso de um instrumento especial (de 0,8 a 1,0 mm). Em seguida, são levados para a área a ser tratada, reimplantados em orifícios abertos por micro bisturis. Esses se fecham sozinhos em alguns dias, não requerendo suturas.

Diferentemente da técnica FUT, que deixa cicatrizes lineares, o transplante capilar FUE deixa minúsculas cicatrizes puntiformes, imperceptíveis no dia a dia. Essas têm aparência esbranquiçada, com tamanho médio de um milímetro.

Ao final da operação, não é necessário usar bandagens ou qualquer curativo na cabeça. O paciente vai para a sala de recuperação e, após avaliação do anestesiologista e recebimento das orientações da equipe médica, pode ir para casa.

Como é o pós-operatório do procedimento?

Basicamente, é preciso fazer repouso por 24 horas, para prevenir edemas (inchaços). Além disso, deve-se evitar tocar nos cabelos recém-transplantados e tomar a medicação prescrita, que pode incluir analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios.

A higienização da cabeça é liberada após o terceiro dia. Para isso, o paciente deve estar com as mãos limpas, usar um xampu apropriado e borrifar água termal, lavando a área delicadamente.

A rotina normal é retomada após cerca de 10 dias. A partir de então, pode-se praticar atividades físicas moderadamente — porém, banhos de mar e piscina devem ser evitados por pelo menos um mês.

Para quem o procedimento é indicado?

Todo tratamento para calvície depende de três fatores: grau de queda capilar, potencial das áreas doadoras e expectativas do paciente. Na CRLAB, isso é determinado pelo médico tricologista após:

  • realizar uma anamnese aprofundada;
  • avaliar o resultado dos exames laboratoriais
  • fazer a análise do couro cabeludo, por meio de um software avançado (chamado Tricotest®).

Dessa maneira, o transplante capilar FUE é indicado para pacientes com:

  • queda de cabelo local, com existência de zonas doadoras;
  • perda de fios nas sobrancelhas, cílios, barba e/ou bigode;
  • pouca elasticidade do couro cabeludo, para a excisão de tiras (usada na técnica FUT);
  • tendência à formação de cicatrizes espessas ou queloides;
  • entre outras situações.

Quais são os resultados esperados do FUE?

Esteticamente falando, os resultados dos transplantes capilares FUE tendem a ser muito mais naturais do que os das técnicas mais antigas. Isso porque os fios são estrategicamente posicionados, um a um, acompanhando o desenho original do cabelo.

Para facilitar a cicatrização, a área transplantada deve ficar descoberta (sem o uso de boné, chapéu ou outros acessórios). No entanto, não se deve deixá-la exposta diretamente ao sol.

Em cerca de quatro a seis semanas, os fios transplantados caem. Em seguida, começam a crescer e seguem seu ciclo de vida, aumentando cerca de um centímetro por mês. O resultado é considerado completo entre um ano e um ano e meio.

Onde realizar o FUE em São Paulo?

Quem deseja tratar a calvície e tem indicação para realizar um transplante capilar FUE, pode desfrutar da expertise da CRLAB, localizada em São Paulo (SP). Somos referência mundial na técnica, com vasta experiência em tratamentos inovadores e personalizados para queda de cabelo e problemas do couro cabeludo.

Nossa médica tricologista, Dra. Maria Cláudia Macedo Grande, efetua cerca de oito procedimentos do tipo mensalmente — transformando, graças a ele, a vida de inúmeros pacientes!

Esperamos que o artigo tenha sido esclarecedor. No entanto, caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato.

Fale conosco pelo telefone (11) 5506-4777, e-mail (infosaopaulo@crlab.com.br) ou envie sua mensagem pelo WhatsApp (11) 99586-0584. Estamos à sua disposição!