Você sempre ouviu falar que a dermatologia é a área da medicina que trata de todos os problemas relacionados à pele e aos cabelos, certo? Então, o que vem a ser essa tal tricologia? E o que esse profissional, conhecido como médico tricologista, faz, afinal?

Neste artigo, exploramos o assunto. Continue a leitura e entenda quem é e quando é indicado consultar esse tipo de especialista!

O que é a tricologia e o que faz o tricologista?

A tricologia é uma subárea dentro da dermatologia e, portanto, também corresponde a uma especialidade médica. Surgida no início do século 20, na Inglaterra, ela combina conhecimentos científicos e estéticos para tratar pessoas com os mais variados problemas capilares.

A tricologia se encarrega, exclusivamente, dos cuidados para com o couro cabeludo, cabelos e pelos. Na prática, cabe ao tricologista tratar anomalias específicas dessas regiões, tais como oleosidade, prurido, seborreia e caspa. Além disso, ele diagnostica as causas e trata os diversos tipos de queda de fios, como alopecia androgenéticaalopecia areata, alopecia por tração, entre outras.

Que médico é o mais indicado para cuidar dos cabelos?

Essa é uma questão que ainda gera muitas dúvidas. Portanto, vamos aos esclarecimentos: o dermatologista é o médico capacitado para tratar todos os problemas relacionados à pele. O couro cabeludo, como se sabe, é a pele que reveste o crânio, protegendo-o, por exemplo, de traumatismos e de radiações solares.

Logo, todo dermatologista pode tratar de problemas com os cabelos e os pelos. Afinal, possui conhecimentos gerais a respeito das suas causas e dos seus possíveis tratamentos.

Contudo, ao se especializar em tricologia, o dermatologista passa a se apropriar de conhecimentos bem mais profundos. Com isso, torna-se capaz de tratar todas as questões relacionadas à saúde capilar.

Para ficar mais claro, podemos fazer a seguinte comparação: a tricologia é uma subdivisão da dermatologia, assim como a diabetologia é uma subdivisão da endocrinologia. Assim, todo endocrinologista tem capacidade de tratar diabéticos, mas, um diabetólogo possui conhecimentos ainda mais específicos em relação à doença, bem como às suas possibilidades terapêuticas. O mesmo ocorre entre o dermatologista “regular” e o dermatologista com especialização em tricologia. O último, como explicado, é o profissional mais indicado para tratar dos cabelos.

Como é uma consulta com o médico tricologista?

Ao recebê-lo em seu consultório, o tricologista faz uma avaliação aprofundada. Para isso, elabora várias perguntas, solicita alguns exames laboratoriais e, aqui na CRLAB, realiza o Tricotest® (software que revela as reais condições dos fios e do couro cabeludo). Só então, a partir dos resultados, ele:

  • identifica o que está comprometendo sua saúde capilar;
  • sugere o tratamento mais efetivo, conforme as especificidades do seu caso.

Normalmente, ele ainda indica um cronograma capilar. Esse consiste no uso de produtos tópicos (pré-shampoo, shampoo e loção/ampola, por exemplo) e/ou medicação. Além disso, é possível que solicite outros procedimentos, se considerar que alguma técnica possa contribuir para um melhor resultado. Na CRLAB, oferecemos:

  • Vaporização, a qual dilata os poros do couro cabeludo, potencializando o efeito dos produtos tricológicos aplicados;
  • Tricopress®, uma massagem que reduz a tensão no couro cabeludo e estimula a microcirculação periférica, também com o intuito de melhorar a absorção dos produtos;
  • Hair Factor®, um procedimento que ativa o metabolismo celular e melhora a estrutura que alimenta os bulbos, ajudando a combater a queda dos fios;
  • Tricoglam Professional®, um laser que favorece a microcirculação do couro cabeludo e, com isso, melhora a eficácia do tratamento;
  • Transplante capilar FUE (Follicular Unit Extraction), um procedimento cirúrgico, minimamente invasivo, feito fio a fio para promover o espessamento capilar;
  • Sistema CNC, uma tecnologia de reconstrução do couro cabeludo não invasiva (sem cirurgia).

Quanto tempo demora um tratamento capilar?

Os tratamentos capilares são realizados em ciclos, com intervalos-padrão entre as sessões. Dependendo do caso e da resposta individual, as consultas ao tricologista têm uma menor ou maior frequência.

De toda forma, é preciso atenção para não deixar os cuidados de lado. Assim, para evitar novas alterações ou agravamento do problema, deve-se seguir uma nova rotina, de acordo com as recomendações do especialista.

Portanto, a duração do tratamento varia de pessoa para pessoa. Após sua conclusão, o acompanhamento deve ser, de preferência, realizado periodicamente.

Onde consultar um tricologista em São Paulo?

Na CRLAB, a maior clínica de saúde e estética capilar do mundo, presente em 27 países, e com uma unidade na capital paulista! Você sabia que somos referência na área em nível global, com quase 60 anos de atuação?

Se você está em busca de um tricologista em São Paulo, SP, agende uma consulta com a Dra. Maria Cláudia Macedo Grande (CRM 177.028) ou a Dra. Isabela Assumpção (CRM 158.643). Além da formação em medicina, ambas têm pós-graduação em dermatologia e em tricologia. Com amplo conhecimento na área, estão plenamente aptas a tratar de todas as questões relacionadas à saúde do couro cabeludo e dos fios!

Em caso de dúvidas, já sabe: fale conosco pelo telefone (11) 5506-4777, e-mail (infosaopaulo@crlab.com.br) ou WhatsApp (11) 99586-0584.

Aproveite, também, para seguir a CRLAB no Facebook e no Instagram e fique por dentro das melhores dicas de cuidados capilares!