Se você é adepto(a) do chamado shampoo antiqueda, sua expectativa é a de que, ao utilizá-lo regularmente, a perda acentuada dos fios seja evitada, correto? No entanto, o funcionamento desse produto não faz jus à nomenclatura. Portanto, lamentamos informar, mas, independentemente da marca, ele não impede seu cabelo de cair!

Quer saber o que um shampoo antiqueda é, realmente, capaz de fazer? E conhecer os tratamentos para prevenir e tratar a calvície com eficácia comprovada? Então, continue a leitura!

Shampoo antiqueda impede os fios de caírem?

Não. A verdade é uma só: não existe cosmético que impeça o cabelo cair. Mesmo porque, a queda é uma das etapas normais do ciclo de vida do cabelo. Esse, por sua vez, consiste em três fases:

  • anágena, a qual dura de dois a sete anos, período em que há crescimento;
  • catágena, a qual dura de dois a quatro meses, período em que os fios se desprendem do bulbo e se aproximam da pele;
  • telógena, na qual ocorre o desprendimento do couro cabeludo e a posterior queda.

Estima-se que, em média, cada pessoa perca de 100 a 200 fios por dia. Porém, essa quantia pode ser maior ou menor, em função da quantidade total de fios e da duração da fase anágena.

Na CRLAB, clínica de referência em saúde capilar, utilizamos um software (o Tricotest®) para determinar se a queda apresentada pelo(a) paciente é normal ou exagerada. A avaliação das raízes dos fios e do couro cabeludo é feita por nossas tricologistas. A análise é empregada, junto à anamnese e aos resultados dos exames laboratoriais, na:

  • definição do diagnóstico de diferentes tipos de calvície;
  • elaboração dos respectivos tratamentos.

Então, para que serve esse tipo de cosmético?

O que se busca, por meio do uso desses produtos, é limitar a perda dos fios em quantidade acima da considerada normal. Só que, como a queda acentuada de cabelo é consequência de uma série de fatores, eles dificilmente dão conta de resolver, sozinhos, o problema a que se propõem. Veja a o que pode estar por trás da queda acentuada de cabelos:

Sendo assim, muitas propagandas acabam sendo “enganosas“, no sentido de que o shampoo antiqueda não age nas diversas causas possivelmente associadas à perda de cabelo. E, sem terem conhecimento do que está desencadeando a queda excessiva , muitas pessoas ficam consumindo esses produtos por um longo período. Isso, por sua vez, retarda a busca por um profissional, atrasando o início de um tratamento realmente efetivo.

Como prevenir a queda anormal dos cabelos?

queda de cabelo pode ser prevenida por meio de um estilo de vida saudável. Esse consiste em:

  • manter uma alimentação balanceada;
  • fazer exercícios físicos regularmente;
  • reduzir a carga diária de estresse;
  • não fumar, nem usar drogas ou anabolizantes;
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Além disso, é importante manter os fios sempre limpos, evitando lavá-los com água quente. Outro ponto importante é não prender os cabelos úmidos e, tampouco, arriscar a saúde dos fios com químicas agressivas (como as famosas escovas progressivas).

E tem mais: em caso de problemas relativamente simples, como excesso de oleosidade ou caspa, não ignore, mas busque ajuda especializada o quanto antes. Isso porque, se não tratadas, essas patologias também podem desencadear a calvície.

Quando vale a pena usar shampoo antiqueda?

Por manter o couro cabeludo estável e limpo, esse tipo de produto pode ser um bom elemento coadjuvante nos tratamentos tricológicos. Isso vale, sobretudo, quando indicado por um especialista.

Assim, aos primeiros sinais de que os cabelos estão caindo em excesso, não compre um shampoo antiqueda. Comece marcando uma consulta com um dermatologista com vasto conhecimento em patologias do couro cabeludo. Na CRLAB, você encontra um time altamente capacitado e experiente na área. Aqui, a estratégia de tratamento — seja para prevenir ou reverter a calvície — é definida de maneira personalizada, após uma investigação completa e aprofundada.

Ainda tem dúvidas a respeito? Sem problemas, estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos. Esperamos seu contato pelo telefone (11) 5506-4777 ou WhatsApp (11) 99586-0584!