A tireoide é a glândula que determina o bom funcionamento do corpo. Localizada no pescoço, secretando hormônios como a tiroxina (T4), a triidoxina (T3) e a calcitonina, ela é a responsável pelo controle do metabolismo e pelo equilíbrio dos sistemas – o que inclui, por exemplo, o ganho ou a perda de peso, a regulação da temperatura corporal/da tensão arterial/da frequência cardíaca, a força muscular, o bom funcionamento do intestino, a memória, o estado de humor, etc.
Ocorre que, quando os hormônios tireoidianos passam a ser produzidos de forma insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertireoidismo), todas essas funções se alteram, dando origem a diversos sintomas, como é o caso da queda acentuada dos fios.
A principal causa de doenças tireoidianas é a autoimunidade, na qual os próprios anticorpos atacam os hormônios tireoidianos ou estimulam o aumento da sua produção, provocando aí o hipotireoidismo no primeiro caso e o hipertireoidismo no segundo.
O hipotireoidismo é mais comum em mulheres do que em homens, e o diagnóstico da doença é feito somente por meio da realização de exame laboratorial, cabendo ao médico a correta avaliação quanto aos tratamentos possíveis – o que geralmente envolve a administração de hormônios sintéticos.
Para uma avaliação sobre os fatores que podem estar desencadeando a sua queda excessiva de cabelo, você pode contar com a equipe médica da CRLAB, que realizará uma avaliação completa e, claro, indicará o tratamento mais efetivo para o seu caso.