A exposição ao sol e à água do mar e da piscina prejudica os cabelos. Isso porque, os raios ultravioleta, o sal e o cloro danificam a estrutura dos fios. Por isso, esses fatores sempre devem ser levados em conta na hora de montar um kit para cabelos realmente eficiente.
Neste artigo, mostramos quais devem ser os cuidados com os cabelos no verão e em quais produtos vale a pena investir. Veja, também, quando é indicado fazer um tratamento personalizado. Aproveite a leitura e curta o verão!
Quais cuidados devem ser tomados com os cabelos no verão?
Aproveitar a vida ao ar livre é uma delícia! Mas, as condições típicas do verão podem degradar a queratina, a camada mais externa que protege os fios. Com isso, eles se tornam mais frágeis e ressecados. Além disso, a cor também é alterada, tornando-se mais dourada ou avermelhada.
Assim, o excesso de sol e a imersão prolongada no mar ou na piscina levam à abertura das cutículas das hastes capilares. Dessa maneira, os fios ficam secos, quebradiços e opacos.
Mas, acalme-se. Felizmente, existe uma solução! Para não acabar com os cabelos danificados durante a estação mais quente do ano, é preciso se cuidar.
A principal orientação dos especialistas é não os deixar secar sob o sol após os banhos de mar ou de piscina. Para isso, basta tomar uma ducha de água doce ou enxaguá-los com água mineral logo depois dos mergulhos.
Outra medida imprescindível é evitar a exposição direta aos raios solares sem a devida proteção. Nesse sentido, quando estiver ao ar livre, procure usar chapéus ou bonés feitos em tecidos com fator de proteção anti-UV. Se possível, opte por modelos com boa respirabilidade (que tenham tramas mais abertas, com “furinhos”), para evitar a retenção do suor e problemas subsequentes (como a dermatite seborreica).
Como montar um kit para cabelos ideal para a estação?
Um bom kit para cabelos deve atender às suas necessidades. No verão, a maioria das pessoas precisa de proteção contra o sol, o sal marinho e o cloro das piscinas, conforme explicado. Se esse for o seu caso, você vai precisar de:
- um leave-in com filtro solar na fórmula, para proteger os fios da ação oxidativa dos raios UV;
- um creme para pentear com filtro UV, para prevenir que os cabelos fiquem ainda mais ressecados ou desbotem antes do tempo previsto (no caso dos que têm coloração);
- um galão de água mineral, para enxaguar as madeixas quando não houver uma ducha de água doce por perto;
- uma máscara de hidratação contendo óleos vegetais, para aplicar em casa, durante o banho, e reparar os possíveis danos aos fios.
Outro cuidado é considerar o seu tipo de cabelo na hora de escolher os produtos capilares. Hoje em dia, as melhores marcas oferecem soluções para cabelos lisos, cacheados, crespos, oleosos, com tintura e/ou outras químicas, entre outras possibilidades. Dessa forma, basta ler os rótulos com atenção e escolher os produtos mais adequados.
Além disso, não esqueça de agendar uma visita ao cabeleireiro, logo após o término das férias. Cortar as pontinhas periodicamente e realizar uma boa hidratação profissional são medidas simples, mas que ajudarão a deixar seus cabelos ainda mais bonitos e saudáveis!
Vale a pena fazer um tratamento personalizado, com um tricologista?
Certamente. O médico tricologista está apto a analisar as características específicas dos seus cabelos e indicar os produtos mais adequados para suas necessidades.
Para isso, ele considera seus hábitos de vida, bem como examina a fundo as estruturas dos fios — muitas vezes, com o auxílio do Tricotest®. Dependendo do quadro, ele pode solicitar, ainda, exames laboratoriais complementares. Tudo isso ajuda a traçar um diagnóstico muito mais preciso.
A partir das informações obtidas, o especialista indica os produtos tópicos mais eficientes. Dessa maneira, pode-se ter um kit para o seu cabelo altamente eficiente! Caso resida ou trabalhe em São Paulo, conte com a equipe da CRLAB para ter todo o suporte necessário para curtir o verão sem comprometer a saúde e a beleza dos seus fios. Nosso time de experts está à disposição!
Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Para ficar por dentro das próximas publicações do blog, bem como conferir diversas dicas, siga nossas redes sociais: