Muita gente nos procura com o intuito de saber mais sobre a técnica. Tanto que, uma das primeiras perguntas, feitas já no agendamento, é sobre quanto custa um transplante capilar. Nessa hora, consideramos o valor médio, explicando que o mesmo pode variar em função de uma série de fatores.
Neste artigo, mostramos como é feito, para quem é indicado e o que é levado em conta na definição do preço do transplante capilar. Se você está entre os que têm interesse no procedimento, vale a pena conferir!
Como funciona o tratamento?
Na CRLAB, somos especialistas em transplante capilar FUE (sigla para “Follicular Unit Extraction”, ou seja, extração de unidade folicular). Conhecido como transplante fio a fio, trata-se de um procedimento cirúrgico (minimamente invasivo) que promove o espessamento capilar.
Em síntese, o tratamento funciona assim:
- o paciente tem a cabeça raspada e recebe anestesia (local, com sedação leve);
- os folículos pilosos (estruturas nas quais ocorre a formação dos fios) são removidos individualmente;
- em seguida, cada folículo é transferido para a área a ser tratada, sendo reimplantado em um orifício aberto por um micro bisturi.
Vale destacar que não há necessidade de levar pontos, pois o organismo fecha os orifícios por conta própria. As cicatrizes resultantes são bem pequenas (em média, com 1 mm), ficando puntiformes e esbranquiçadas, não lineares.
Por conta disso, é considerado a melhor opção para quem tem tendência a desenvolver cicatrizes espessas ou mesmo queloides. Como não é preciso fazer a excisão de tiras de couro cabeludo, não há risco de apresentar o problema.
Ao término do tratamento, basta aguardar a recuperação da anestesia para receber alta e poder ir para casa. O mais bacana é que não é preciso usar nenhum tipo de curativo na(s) área(s) tratada(s).
Após 30 a 45 dias, os fios transplantados cairão sozinhos, seguindo seu ciclo de vida normal. Em seguida, passam a crescer, em média, um centímetro por mês. O tratamento é considerado finalizado entre 12 e 18 meses.
Quem tem indicação para realizá-lo?
Aos primeiros sinais de calvície, há pessoas que nos buscam, diretamente, interessadas no transplante capilar FUE. No entanto, sua indicação é bastante específica.
Recomenda-se realizá-lo em quem possui tanto áreas com falhas como áreas normais, como pacientes com calvície benigna associada a fatores psicossociais. Essas regiões, por sua vez, atuam como zonas doadoras, pois é nelas que serão coletados os folículos pilosos.
Para atestar a saúde dos fios disponíveis, o médico tricologista faz uma análise aprofundada, a qual consiste na:
- anamnese (questionário sobre o histórico clínico pessoal e familiar detalhado);
- solicitação de exames laboratoriais;
- realização do Tricotest®, equipamento utilizado na avaliação das condições do couro cabeludo.
Se ficar comprovado que a queda de cabelo é um problema pontual e que existem áreas doadoras saudáveis, o paciente recebe a indicação para o procedimento. Dessa forma, o transplante capilar FUE pode ser feito tanto em homens como em mulheres. Seu alcance vai além do couro cabeludo, podendo tratar as regiões como sobrancelhas, barba, bigode e até cílios.
Quanto custa um transplante capilar?
Como mencionado no início deste artigo, o valor do transplante capilar é individualizado. Para defini-lo, consideram-se, basicamente, os seguintes custos:
- quantidade de consultas médicas necessárias;
- tipos de exames e testes realizados;
- tamanho da área a ser tratada;
- técnica utilizada (FUE, fio a fio, ou FUT, conhecido como método da tira).
Portanto, o preço do transplante capilar depende da estratégia de tratamento indicada para cada paciente. Em relação ao custo/benefício, deve-se considerar que a técnica FUE é a que proporciona os resultados mais naturais. Afinal, como os folículos são posicionados um a um, o “desenho” do couro cabeludo segue a aparência original.
Onde realizar esse tipo de procedimento?
O transplante capilar FUE é um tratamento de ponta, oferecido somente em centros de referência em saúde e estética capilar. Nesse quesito, ninguém supera a CRLAB!
Somos líderes mundiais na área, com mais de 50 anos de experiência e presença em 27 países. No Brasil, estamos localizados em São Paulo, SP, e realizamos cerca de oito procedimentos do tipo por mês.
Por fim, esperamos que a explicação sobre quanto custa um transplante capilar tenha sido esclarecedora. Mas, caso deseje saber valores específicos, realize uma avaliação individualizada com a nossa tricologista, a Dra. Maria Cláudia Macedo Grande.
Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp (11 99586-0584) e agende uma consulta. Se preferir, ligue ou mande um e-mail (11 5506-4777 ou infosaopaulo@crlab.com.br). Estamos à disposição!