Xampus e condicionadores específicos para cada tipo de cabelo, máscaras para hidratação, reparador de pontas, cortes realizados periodicamente, tinturas e outros procedimentos químicos. Esses são apenas alguns dos principais cuidados para deixar as madeixas de homens e mulheres mais bonitas, moldadas ao gosto (e à praticidade) de cada um, certo? Mas será que eles também contribuem para um couro cabeludo saudável? E a propósito: você sabe qual é a cor de um couro cabeludo saudável?…
Muitas vezes, muito mais preocupados com a aparência dos fios, acabamos deixando de lado a importância de manter o couro cabeludo adequadamente limpo. E mais: nem nos damos conta de que aquele nosso processo de lavar o cabelo em casa, na correria do dia a dia, não é o suficiente para isso. Ainda mais quando paramos diante do espelho e nos deparamos com o couro cabeludo branquinho, não é mesmo?
Ocorre que, embora a maioria de nós não saiba, a cor de um couro cabeludo saudável é rosada, e não esbranquiçada! E menos ainda avermelhada! (A cor avermelhada, aliás, sugere algum tipo de inflamação na área.)
E você: já observou qual é a cor do seu couro cabeludo?
Couro cabeludo esbranquiçado não é sinal de limpeza
Além de não ser indicativo de limpeza, o que um couro cabeludo esbranquiçado revela é que ele pode não estar recebendo o cuidado adequado.
Nesse caso, o que se verifica é que, apesar da lavagem cotidiana feita em casa, a sujeira vai se acumulando nele aos poucos, provocando problemas que nem sempre identificamos de início porque não nos impactam esteticamente. Porém, esse acúmulo de sujeira vai impedindo cada vez mais a eficiência dos produtos utilizados, de forma que ele aumenta, por exemplo, a resistência ao efeito da aplicação de medicamentos nessa região.
Além disso, a ausência da higiene profunda do couro cabeludo contribui para o aparecimento de alterações nessa área, entre as quais estão as dermatites (que, entre outros fatores, podem ser provocadas pela proliferação de fungos e bactérias). No mais, outra importante consequência da má higienização do couro cabeludo pode ser a queda acentuada dos fios.
Limpeza do couro cabeludo: como identificar quando há um problema?
Ao verificar que, em vez de rosado, o seu couro cabeludo está esbranquiçado, a primeira coisa a ser feita é agendar uma consulta médica com o especialista nesse campo, que é o dermatologista – preferencialmente, aquele com conhecimento em patologias do couro cabeludo.
E, para auxiliar nessa questão, além do conhecimento de uma equipe médica com comprovada experiência no assunto, a CRLAB dispõe também de uma tecnologia inovadora, considerada a mais precisa do mundo: o Tricotest®.
Capaz de estudar o calibre do fio, se há ou não obstrução dos folículos e dos seus vasos sanguíneos, detectando qualquer que seja o tipo de alteração que possa existir no couro cabeludo, o Tricotest® é um scanner digital que aumenta em até 200 vezes a imagem dessa área, realizando a sua análise de maneira rápida e indolor. Por meio dele é possível que o especialista avalie se, efetivamente, há ou não algum comprometimento na saúde do seu couro cabeludo, prescrevendo qual o melhor tratamento para o seu caso.