Quando se trata de alopecia (nome científico da calvície), será que a mesoterapia capilar funciona? E, se funciona, quais são os resultados esperados? Para resumir o assunto, podemos adiantar que os possíveis benefícios são controversos e a eficácia, tampouco, é comprovada. Além disso, podem ocorrer efeitos adversos.

Neste artigo, falamos mais a respeito do procedimento. Se você procura soluções para a calvície, continue a leitura e esclareça suas dúvidas!

O que é a mesoterapia capilar?

A mesoterapia capilar consiste na aplicação de medicamentos, por meio de micro infiltrações feitas com seringas ou com uma pistola automática, no couro cabeludo. Dessa forma, a medicação pode agir diretamente nos folículos pilosos (estruturas onde os fios se desenvolvem), otimizando sua ação.

O conteúdo da terapêutica é prescrito por um dermatologista especialista em tricologia — o médico com conhecimento em patologias do couro cabeludo. É ele que indica as fórmulas homeopáticas, vitaminas, aminoácidos, coenzimas, antiandrógenos e/ou outros princípios ativos, conforme as necessidades de cada paciente.

Para realizar o procedimento, não é preciso fazer a raspagem dos fios e as sessões costumam ser, inicialmente, semanais. Depois, a frequência tende a diminuir. Ao longo do tratamento, o paciente pode manter suas atividades de rotina normalmente.

Para quem a terapêutica é indicada?

As micro infiltrações são indicadas para pacientes com queda de cabelo leve, desencadeada, principalmente, por:

  • dermatites;
  • produtos químicos;
  • alterações hormonais;
  • e/ou estresse.

Assim, o objetivo do procedimento é reativar as estruturas do sistema capilar que, por algum motivo, tiveram seu funcionamento prejudicado. Ou seja, ele não funciona em pacientes com alopecia androgenética (a chamada calvície hereditária) nem com alopecia areata (de origem autoimune).

Quais são os resultados esperados?

Os resultados da mesoterapia capilar são variáveis. Segundo especialistas, seu benefício é controverso e a sua eficácia não é comprovada por estudos científicos.

E tem mais! Por se tratar de um procedimento invasivo, podem ocorrer inchaço, vermelhidão e infecção local, além de outros efeitos adversos específicos, relacionados aos princípios ativos presentes.

De todo modo, o que se sabe é que, em estágios mais avançados, a calvície não responde aos estímulos provocados por esse procedimento. Nesses casos, a raiz do cabelo já está morta, sendo impossibilitada de voltar a “criar” um novo filamento.

Como diagnosticar e tratar a queda de cabelo?

Para diagnosticar as causas ligadas ao aumento da queda de cabelo, o primeiro passo é consultar um especialista em saúde do couro cabeludo. Nesse encontro, o profissional fará uma anamnese aprofundada, considerando o histórico pessoal e familiar, realizará exames físicos e solicitará uma série de exames laboratoriais complementares.

Na CRLAB, localizada em São Paulo, SP, nossas tricologistas realizam, também, o Tricotest®. Trata-se de um equipamento de ponta, que aumenta a visualização da região afetada em até 200 vezes. Esse software reúne e avalia diferentes informações, tais como oleosidade, hidratação, densidade, pH, entre outras, detalhando com precisão as condições do couro cabeludo e dos fios.

Com base nas informações reunidas, pode-se, enfim, determinar à origem do problema. A partir do diagnóstico, indica-se a estratégia de tratamento capilar mais adequada, a qual pode incluir uma ou mais soluções. São elas:

  • uso de produtos tópicos (pré-shampoo, shampoo e loção ou ampola) com princípios ativos com ação comprovada;
  • realização de procedimentos que, realmente, tratam o couro cabeludo e potencializam a ação desses produtos, como vaporização, Tricopress®, Hair Factor® ou Tricoglam Professional®;
  • uso de medicação oral, como a finasterida (princípios ativos) ou outras.

Portanto, não existe uma terapêutica “milagrosa” que funcione para todos os casos. Para serem efetivos os tratamentos capilares precisam:

  • ser personalizados;
  • seguir um cronograma individualizado.

Uma vez concluído o tratamento, os cuidados continuam. Nessa fase, é necessário manter um estilo de vida saudável e ir às consultas tricológicas periódicas. Isso permite identificar eventuais alterações precocemente, o que torna o respectivo tratamento mais simples e efetivo.

Como saber se a mesoterapia é indicada para mim?

Para mais esclarecimentos, assim como para a recomendação, ou não, de fazer a mesoterapia capilar, é indispensável uma avaliação profissional. Na CRLAB, temos um corpo clínico altamente especializado em saúde e estética capilar. Aqui, realizamos avaliações completas e individualizadas, as quais permitem indicar o tratamento mais efetivo para cada caso.

Portanto, se você notou um aumento na quantidade de fios perdidos ou quaisquer anomalias (caspa, seborreia, oleosidade, entre outras) capilares, não perca tempo. Entre em contato e agende uma consulta pelo telefone (11) 5506-4777 ou WhatsApp (11) 99586-0584!